TIMBAÚBA DOS BATISTAS

A CIDADE
Timbaúba dos Batistas está localizada na micro-região do Seridó Ocidental, inserida na Messoregião Central Potiguar, no Estado do Rio Grande do Norte, em pleno semi-árido nordestino, no Seridó Potiguar, região caracterizada pela escassez e instabilidade das chuvas, altas temperaturas, baixa umidade e uma paisagem marcada pela vegetação de caatinga.


Situa-se a uma distância de 305 km da capital do Estado, Natal. Limita-se ao Norte com São Fernando, ao Sul com Serra Negra do Norte, ao Leste com Caicó e ao oeste com Jardim de Piranhas. Com uma extensão territorial de 135,41 km², Timbaúba dos Batistas é um dos menores municípios do Estado.           

Segundo os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2010, contava com uma população de 2.295 (dois mil, duzentos e noventa e cinco) habitantes.
No tocante à economia, a cidade de Timbaúba dos Batistas contou, em seus primórdios com a pecuária e a agricultura de subsistência. Com o decorrer dos tempos, destaca-se o funcionalismo público e o bordado como sendo uma importante fonte econômica responsável pela renda de muitas famílias timbaubenses, embora, em alguns casos, o bordado seja apenas complementar.

HISTÓRIA
O município de Timbaúba dos Batistas, como os demais da região do Seridó, teve a sua origem ligada a expansão da agropecuária pelo interior do Rio Grande do Norte. Depois de vencida a resistência indígena, começaram a chegar na região, os primeiros grupos de colonizadores, provenientes do litoral pernambucano e paraibano, como também de algumas regiões de Portugal, trazendo consigo alguns escravos para a lida do gado.

Somente nos meados do séc. XVIII é que se instalaram definitivamente as primeiras famílias nas terras que mais tarde viriam a fazer parte do município de Timbaúba dos Batistas.

A comprovação das presenças indígenas neste município é evidente nas várias incisões rupestres localizadas no Sítio Arqueológico da comunidade rural denominada de Sítio Pintado, que atualmente pertence ao Sr. Geraldo Janúncio de Araújo. O Sítio é formado por diversos blocos de pedra contendo gravuras de Tradição das Itaquatiaras, em alguns blocos a camada que reveste a rocha onde estão às gravuras está se erodindo.
inscrições rupestres presentes no sítio arqueológico no município de Timbaúba dos Batistas
No ano de 2005, o Sítio Pintado foi tombado pela Fundação José Augusto, como Patrimônio Histórico do Estado do Rio Grande do Norte.

Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a Fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura, fato predominante para impulsionar o desenvolvimento da localidade.


Casa do Cap. José Batista dos Santos - fundador de Timbaúba
Revestindo-se de especificidades em meio à predominância de fazendas de gado, a Fazenda Timbaúba, destacou-se pelas plantações de cana-de-açúcar que lhe renderam a condição de produtora de aguardente e rapadura. Aportada na economia canavieira, a localidade foi classificada por Anfilóquio Câmara, em 1942, como um dos pontos ricos do Seridó.

A passagem de fazenda a povoação teve como aspecto fundamental a construção da capela de São Severino Mártir, no ano de 1929, decorrente de uma promessa feita por Izabel Izaura de Brito, moradora do lugar. Nos arredores da capela, foram construindo casas de alvenaria que conformaram a aglomeração.

Em sua evolução política, em 1958, transitou de povoação (não oficialmente reconhecida) para Distrito Judiciário de Caicó. O desenvolvimento econômico e a influência de personagens políticos como Manoel Torres de Araújo, uma das mais expressivas lideranças regionais da segunda metade do séc. XX até os dias atuais, e Milton Aranha Marinho, médico que foi prefeito de Caicó (1958-1961) e deputado estadual, entre outros, foram decisivos para que o então distrito fosse reconhecido município.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.
Atualmente a cidade é governada pelo prefeito Ivanildo Araújo de Albuquerque Filho, tendo como vice José Nazareno Batista.

O BORDADO
As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, possuem o reconhecidamente nacional pela alta qualidade de seus trabalhos. Elas foram as responsáveis pelas toalhas que ornaram a mesa de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, em sua visita de 2007 ao Brasil. Suas peças ganharam o mundo, nas mãos de turistas que vêm ao Brasil. Mercados como Recife e Fortaleza, além de Natal, são os grandes consumidores dos seus produtos.

CULTURA | EVENTOS TRADICIONAIS
Destacam-se a Festa da Emancipação Política realizada no dia 10 de maio; a Corrida de Jegues no dia 07 de setembro e a Festa do Padroeiro São Severino Mártir, na segunda quinzena de dezembro.


EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
A Festa da Emancipação Política do município originou-se em 1997, organizada pela Prefeitura Municipal sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, com o envolvimento das demais secretarias municipais, objetivando comemorar o aniversário da cidade, como também envolver a comunidade em atividades culturais, cívicas, religiosas e de lazer.


CORRIDA DE JEGUES
A Festa da Corrida de Jegues teve origem no ano de 1986, foi idealizada pelo Sr. Ary Maia, secretário da EMATER naquela época quando prestou serviços neste município. Em 07 de setembro de 1986, realizou-se a primeira corrida de jegues com o propósito de alertar quanto à extinção do referido animal. A festa reúne corredores de todo o Nordeste, tornou-se tradição e é considerada uma das maiores da região. Está inserido no calendário turístico do Rio Grande do Norte. Esse evento é promovido pela Prefeitura Municipal.
A tradicional corrida acontece sempre nos dias 6 e 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. Estima-se que nos dois dias cerca de 30 mil pessoas visite Timbaúba dos Batistas no período.


ELINO JULIÃO: UM FILHO ILUSTRE
Timbaúba dos Batistas também é a cidade natal do artista Elino Julião, um dos precursores do forró pé-de-serra e ícone da música nordestina.


FOTOS
Bandeira do município de Timbaúba dos Batistas
Prefeito Ivanildo Albuquerque e o vice José Nazareno (DEDA)